Gostou de nossa publicação?
Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do site diretamento no seu email!
Escrito por Jusivaldo Almeida, 11/12/2019
Os institutos previdenciários, são alternativas que os Participantes de Fundos de Pensão têm quando se desligam da empresa patrocinadora, permitindo o acesso ao fundo de pensão.
De forma resumida, há quatro institutos:
– o benefício proporcional diferido;
– a portabilidade;
– o autopatrocínio e; por último
– o resgate e, por fim;
Hoje o Educador Financeiro e Previdenciário irá tratar do BPD, na prática: Benefício Proporcional Diferido: é a opção que o participante tem, ao se desligar da Patrocinadora, de receber o benefício da aposentadoria complementar em um tempo futuro, no valor proporcional ao tempo de contribuição, conforme a reserva financeira constituída até a data do seu desligamento.
Sobre o Autor:
Jusivaldo Almeida dos Santos é sócio-fundador da JSantos Consultores, consultoria especializada em fundos de pensão, Coach Financeiro e Previdenciário, Contador, Conferencista, Escritor, professor convidado de curso de pós-graduação na USP-SP, instrutor da Universidade Corporativa UNISINCOR em disciplina de Finanças Pessoais. É vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e Consultor e Conselheiro de fundos de pensão. Mestrando em Educação Financeira pela FCU – Florida Christian University – EUA, com pós-graduação em Educação e Coaching Financeiro, especialista em Ciências Comportamentais, Atuariais e Comunicação. Profissional do segmento de previdência complementar há 24 anos. É ainda mentor e editor do blog e canal no YouTube “Dinheiro & Futuro”, com foco em finanças e previdência. É fonte de informações e concede entrevistas a programas jornalísticos como “Jornal da BAND”, “Jornal da RECORD”, “Jornal a TRIBUNA de SANTOS e Jornal ESTADÃO de São Paulo” e jornais e anuários de grandes fundos de pensão do Brasil.
Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do site diretamento no seu email!
Deixe um comentário